A Edição Básica permite que o usuário crie modelos estruturais completos, com múltiplos materiais, diferentes seções transversais (incluindo seções genéricas, paramétricas e tabeladas), apoios nodais rígidos ou elásticos, rótulas, restrições à deformação e cargas nodais, distribuídas e térmicas. Resultados possíveis são diagramas de esforços internos (força axial, cortante e momento fletor) e de flecha, linhas de influência e envoltórias de esforços internos para trens-tipo. Há um limite máximo de 500 barras por modelo.
A Edição Avançada adiciona algumas funcionalidades:
- A mais importante é criar casos e combinações majoradas de carga. Por exemplo, no projeto de um prédio, é necessário lidar com múltiplos tipos de carga, por exemplo: o peso próprio da estrutura, a sobrecarga permanente, a carga de multidão, e vento (entre outros). Na Edição Básica, deve-se escolher entre somar estas diferentes cargas para aplicar uma carga única em cada elemento (e refazer as contas caso uma das parcelas de carga seja alterada), ou criar cópias do mesmo modelo para aplicar cada tipo de carga individualmente e somar os esforços manualmente (e, caso haja uma alteração na estrutura, tomar cuidado para alterar todos os modelos corretamente). Na Edição Avançada, isso não é necessário. Pode-se definir o caso de carga "Peso próprio" e aplicar apenas as cargas de peso próprio da estrutura; e os outros casos de carga "Sobrecarga permanente", "Multidão", "Vento (Esquerda)" e "Vento (Direita)". Pode-se então ver os diagramas de esforços para cada caso de carga e modificar cada caso independentemente. Porém, o resultado mais importante é frequentemente a soma destes casos, e para isso temos as combinações de carga. As combinações são uma soma de casos específicos, então podemos definir as seguintes combinações:
- "Vazio com Vento (Esq/Dir)" = Peso Próprio + Sobrecarga Permanente + Vento (Esq) (ou Vento (Dir)), para verificar o caso de momento máximo e carga axial mínima nos pilares
- "Cheio com Vento (Esq/Dir)" = Peso Próprio + Sobrecarga Permanente + Multidão + Vento (Esq) (ou Vento (Dir)), para momento máximo nas vigas e momento e carga axial máxima nos pilares
- entre outros...
Cada caso dentro de uma combinação pode ser majorado por um fator diferente, permitindo a obtenção de esforços ELU e ELS com facilidade. Os resultados de casos de carga ou de combinações podem ser combinados em envoltórias, permitindo a análise rápida do pior caso ou combinação em qualquer ponto.
Outra novidade é a seção transversal composta por trapézios. Esta seção transversal pode ser utilizada para criar seções personalizadas que não se encaixam bem nas seções padrão do Ftool, reduzindo a necessidade de uso da seção "Genérica", que requer muitos cálculos manuais (de área, inércia, etc).
Nesta Edição, o Ftool pode ter configurações iniciais padronizadas. Se você prefere trabalhar com tonelada-força ao invés de kiloNewton, ou com centímetro ao invés de metro, você pode configurar o Ftool para sempre abrir com estas unidades. Se você utiliza bastante o grid com snap, você pode definir que o Ftool abra com estes ativos e com o espaçamento que você quiser. Estes são apenas exemplos das configurações possíveis, confira o manual em https://www.ftool.com.br/Ftool/site/manual_pt.html para mais exemplos e detalhes.
Você receberá informes dentro do Ftool quando uma nova versão (ou atualização) for lançada.
Não há limite no tamanho de cada modelo.