Sobre o FTool

Conheça a história e os créditos do FTool

O Ftool é um programa para a análise estrutural de pórticos planos. Tem como objetivo principal a prototipagem simples e eficiente de estruturas. Inicialmente foi desenvolvido com um enfoque educacional, mas evoluiu para uma ferramenta frequentemente utilizada inclusive em projetos executivos de estruturas profissionais. Procurando atender de forma mais adequada as necessidades dos projetistas de estruturas, lançou-se uma versão avançada, com licença comercial, mantendo a versão básica gratuita.

A versão básica do Ftool permite que o usuário defina modelos de forma eficiente e simples. O Ftool analisa um modelo estrutural fornecendo tanto resultados simples, como diagramas de esforços internos e deformadas, quanto de linhas de influência em qualquer ponto da estrutura e envoltórias de esforços para trens-tipo. Seções transversais podem ser definidas de forma paramétrica de acordo com diversos templates (retangular, seção T, L, I, etc.), selecionando seções tabeladas de diversas entidades (Gerdau, AISC, etc.), ou de forma genérica (definindo as propriedades geométricas como área e momento de inércia). Membros estruturais podem ser calculados pelas teorias de Euler-Bernouilli ou Timoshenko. Apoios podem ser rígidos ou elásticos e podem ser rotacionados, ou aceitar deslocamentos impostos. Isso permite que diversos tipos de estruturas, das mais simples às mais complexas, possam ser modeladas no Ftool em poucos minutos.

A versão avançada do Ftool acrescenta algumas funcionalidades para facilitar seu uso profissional. A ferramenta mais importante na primeira versão avançada são os múltiplos casos de carregamento. Essa é uma necessidade real do projeto, pois uma estrutura real é em geral submetida a diversas solicitações, tais como cargas acidentais, vento em múltiplas direções etc. Com a versão avançada do Ftool, é possível analisar todos os casos de carregamento de forma simples e direta. Também é possível criar combinações ponderadas de casos de carga e visualizar as envoltórias de resultados dos casos e das combinações, apresentando de forma simples e clara os piores casos para cada elemento de sua estrutura.

Outra vantagem da versão avançada é a seção transversal prismática genérica para barras. Caso nenhuma das seções paramétricas oferecidas pelo Ftool seja uma representação fiel da sua seção, não é necessário calcular as propriedades geométricas para definir uma seção genérica, trabalho este que teria que ser repetido se sua seção sofrer qualquer modificação. O usuário pode simplesmente desenhar sua seção como uma composição de trapézios, permitindo uma representação bastante precisa de quase qualquer seção imaginável.

Experimente o FTool Agora

Baixe gratuitamente a versão básica do FTool ou adquira a versão avançada com recursos profissionais.