Atualizações do FTool
Histórico de versões com melhorias e correções
Histórico de Versões
Acompanhe todas as melhorias e correções implementadas em cada versão do FTool
Melhorias
- O ângulo de inclinação de apoios ou suportes inclinados pode ser especificado explicitamente, como nas versões anteriores, ou, a partir desta versão, pode ser calculado a partir de uma razão de inclinação normalizada (H/V), em que H é a componente horizontal normalizada da inclinação e V é a componente vertical normalizada. A componente horizontal normalizada pode ter três valores possíveis: H = 1, H = -1 e H = 0. Para H = 1, o eixo x local do suporte inclinado estará na mesma direção que o eixo X global, e o valor absoluto do ângulo de inclinação será menor que 90 graus. Para H = -1, o eixo x local estará na direção oposta em relação ao eixo X global e o valor absoluto do ângulo de inclinação será maior que 90 graus. E, para H = 0, o eixo x local será vertical, sendo que, para V = 1, o eixo x local será para cima e, para V = -1, o eixo x local será para baixo.
- O programa agora permite que molas sejam aplicadas em suportes inclinados.
- O programa agora permite deslocamentos e rotações prescritos aplicados a suportes inclinados.
- O programa agora permite aplicar molas e deslocamentos e rotações prescritos a distintas componentes de suporte.
- As reações força de suportes inclinados agora são exibidas nas direções do sistema local de suporte.
- Procedimento alterado para calcular tamanhos característicos para exibição de objetos gráficos (tamanho de carga, tamanho de suporte, etc.): agora o cálculo dos tamanhos característicos é baseado em parâmetros de tamanho raster (em pixel), em vez de calcular esses parâmetros com base no tamanho máximo da janela da tela.
- Foram criadas novas versões do programa para Linux: UBUNTU 20.04, UBUNTU 22.04 e FEDORA 39.
Correções
- Corrigido problema que surgiu em uma atualização anterior do sistema operacional do Windows que fazia o programa interromper a execução sem qualquer notificação.
- Corrigido um problema que fazia com que o problema parasse ao exportar resultados de linha.
- Corrigido problema que ocorria ao pressionar TAB três vezes, o que causava a parada do programa.
- Corrigido problema que ocorria ao definir o tamanho vertical ou horizontal da tela e pressionar ENTER. O desenho foi duplicado e atualizado apenas com um evento de mouse na tela.
- Para a seção transversal de dupla cantoneira, cálculo de valores de momento de inércia corrigidos para orientação XSC_SOUTH.
- Corrigido problema que desconsiderava o nome do arquivo especificado pelo usuário ao exportar resultados de linha para um arquivo texto.
- Corrigido erro ao editar valores de carga distribuída de trem-tipo com unidades dos EUA.
- Corrigido problema que permitia a edição de valores de propriedades para atributos inativos.
- Outros pequenos bugs foram corrigidos.
Correções
- Corrigido um problema em que um valor de diagrama pequeno e outros valores de resultados pequenos eram erroneamente considerados nulos.
- Corrigido erro ao exibir valores de passos de resultados na área de mensagem lateral: o formato numérico para comprimento foi usado erroneamente para exibir quaisquer valores de resultados.
Correções
- Correção de pequenos bugs.
Correções
- Corrigido problema na versão Linux do Ftool em que seu arquivo (com extensão ".ftl") podia ser escrito com vírgulas em vez de pontos para separador de casas decimais, dependendo das variáveis de ambiente da configuração utilizada pelo Linux corrente. Ftool foi modificado para sempre usar pontos para separação de casas decimais.
Correções
- (Avançada) Corrigido um problema em que o limite para o número total de barras de um modelo estrutural estava sendo imposto não só para a versão Básica (Educacional) como também para a versão Avançada (Profissional). Atualmente, existe um limite de 500 barras na versão Básica (Educacional) do Ftool. Na versão (Profissional) não existe limite para o número de barras.
- (Avançada) Corrigido erro nas seções transversais prismáticas genéricas criadas através da composição de trapézios: quando um modelo estrutural era lido de um arquivo Ftool com esse tipo de seção, a interface gráfica não estava atualizando os valores das propriedades integrais da seção.
Melhorias
- Permitiu-se a visualização dos deslocamentos da estrutura com ou sem valores, tanto no sistema global (deslocamentos verticais e horizontais) quanto local (deslocamentos transversais e axiais).
- Diversas teclas de atalho foram adicionadas para controlar o programa, permitindo uma manipulação mais eficiente do programa por usuários mais avançados.
- (Avançada) Criação de múltiplos casos de carregamento, assim como de combinações ponderadas destes casos e a visualização das envoltórias de resultados dos casos e das combinações.
- (Avançada) Criação de seções prismáticas genéricas através da composição de trapézios, facilitando o uso do programa com seções que não se encaixam nas seções paramétricas oferecidas.
- (Avançada) Customização da inicialização do programa, sendo possível definir o sistema de unidades e formatos numéricos a serem adotados e diversos parâmetros de visualização do modelo, entre outros.
Melhorias
- A interface gráfica para transformações foi modificada. Ao invés de utilizar o menu Transform, o usuário agora clica em um botão (localizado no lado esquerdo do canvas, abaixo do botão Delete) que abre na área multi-uso o menu de transformações.
- Transformações podem agora ser definidas como permitindo ou não que a topologia da estrutura seja modificada.
- No menu de transformações, o usuário pode definir valores para os parâmetros de transformação. Dessa forma, transformações agora podem ser feitas tanto pelo mouse quanto pelo teclado, independendo do “modo teclado” global estar ativo ou não.
- Transformações onde a topologia não pode ser modificada são permitidas quando visualizando esforços estáticos ou linhas de influência. Os diagramas são atualizados dinamicamente.
- Uma nova transformação foi desenvolvida, permitindo a modificação da orientação de barras.
- Menu de seleção do tipo de seção transversal agora apresenta uma árvore de seleção ao invés do drop-down antigo.
- Tabelas de perfis metálicos das empresas Mills e Vallourec foram adicionadas.
- O tipo de seção transversal (Rectangle, C-shape, Gerdau-AcoMinas I-shapes, etc) é agora apresentado no menu de definição das dimensões da seção.
- Criado botão Step Lines no menu Display. Ativando este e desabilitando Step Values, pode-se então desenhar as linhas no diagrama para efeito de hachura sem os resultados em cada segmento.
- Criado material alumínio (Aluminium).
- Se, ao visualizar diagramas ou envoltórias, o usuário clicar na área de desenho sem selecionar uma barra, a barra de mensagens acima da área de desenho volta a apresentar a instrução relevante (ex. “Select a point on a member to get shear force result”).
Correções
- Correção no cálculo da área de cisalhamento de algumas seções transversais.
- Corrigiu-se um erro onde Labels muito longos para os diversos atributos paravam o programa. Labels agora são limitados a 31 caracteres.
- Corrigiu-se um erro onde o diagrama gráfico de esforço normal para cargas axiais com variação linear era apresentado como linear e não quadrático.
Melhorias
- A interface gráfica do programa foi atualizada em função da evolução dos sistemas de interface nativos das plataformas Windows e Linux. Em função dessa evolução, o sistema de interface IUP utilizado pelo Ftool foi atualizado, sendo que na versão Linux a interface gráfica utiliza o pacote GTK. Isso proporciona uma interface gráfica para a versão Linux bem melhor do que a versão anterior que era baseada no pacote MOTIF.
- Criada uma opção para considerar deformação por cisalhamento em barra (vigas de Timoshenko). O padrão é que as barras são criadas sem deformação por cisalhamento.
- Adicionado coeficiente de Poisson às propriedades dos materiais.
- Adicionado parâmetro para área efetiva para cisalhamento para todos os tipos de seções transversais.
- Modificado menu que especifica restrições nas deformações das barras. Existem duas opções excludentes: barra flexível e barra rígida. Para a barra flexível, existem duas opções não excludentes para ativar ou desativar deformação axial e para ativar ou desativar deformação por cisalhamento. Quando um novo modelo é criado, a opção para deformação axial está ativada e a opção para deformação por cisalhamento está desativada. Se um modelo aberto de um arquivo tiver todas as barras com deformação por cisalhamento permitida, a opção de deformação por cisalhamento na interface gráfica é ativada automaticamente.
- Modificada cor de desenho das barras com deformação por cisalhamento para magenta escura.
- Em modo de pós-processamento, quando são consultados valores pontuais de configuração de formada de uma barra, o valor da rotação da seção transversal selecionada também é mostrado. Além disso, foram adicionados valores de rotação nos arquivos de exportação de resultados de configuração deformada.
- Eliminado parâmetro de peso específico de materiais porque não estava sendo utilizado.
- Criadas opções para selecionar tamanhos de desenho de suportes, carregamentos e texto no canvas, com três opções de tamanho: pequeno, médio e grande. Suportes e rótulas são tratados igualmente para definição de tamanho de desenho.
- Modificado o desenho de cargas distribuídas de tal forma que o tamanho da seta reflete a intensidade da carga.
- Modificado o desenho da seta que indica a orientação de uma barra: o tamanho da seta foi reduzido pela metade.
- Criada uma opção para executar análise salvando ou não o arquivo neutro que passa os dados para o módulo de análise (arquivo com extensão ".pos"). O padrão é rodar análise sem salvar arquivo. Este padrão é forçado quando um arquivo é aberto.
- Modificado desenho de linha de influência incluindo uma marca de cor vermelha na seção transversal de referência.
- Liberado o uso de espaços em branco nos nomes dos atributos.
- Impedida a modificação da orientação de seção transversal em modo de pós-processamento.
- Modificado desenho de linha de influência de tal maneira que o diagram da linha de influência é desenhado apenas nas barras que pertencem ao caminho percorrido pelo trem-tipo. Antes, o diagrama da linha de influência era desenhado em todas as barras do modelo. No caso em que não existe um trem-tipo corrente, o diagram de linha de influência continua sendo desenhado em todas as barras.
- Eliminado o lançamento automático do diálogo de créditos quando o programa é ativado.
- Adicionadas duas opções de teclado: CTRL+Z para desfazer (undo) operações de pré-processamento, e CTRL+Y ou CTRL+R para desfazes (redo) última operação de pré-processamento que foi desfeita.
Correções
- Corrigido erro na tabela de seções transversais de perfis Gerdau-Aço Minas, família I Shape, altura 610 mm: o número de perfis com essa altura (6) era ultrapassado e a navegação vazava para outra família.
- Corrigido erro na tabela de seções transversais de perfis Gerdau-Aço Minas, família H Shape: o programa não permitia que perfis com altura maior do que 200 mm fossem selecionados.
Melhorias
- Implementada análise estrutural para cargas móveis. Referência: Envelopes of internal forces due to load-trains in bridges using an evolution strategy. de Gisele C. Holtz, Luiz F. Martha, and Luiz E. Vaz.
- Criado menu para trem-tipo: opções para criação e manipulação de listas de trens-tipo genéricos, com número variável de cargas concentradas, cargas distribuídas (vagão cheio e vagão vazio), e cargas acidentais de multidão externas e internas
- Criada visualização de posições críticas de trem-tipo em relação à linha de influência corrente. As posições críticas são as posições do trem-tipo que provocam valores mínimos e máximos para um esforço interno (axial, cortante ou momento fletor).
- Criada opção para visualização de envoltórias de esforços internos mínimos e máximos para um trem-tipo selecionado.
- No menu "Options", criado um item para adicionar efeitos de carga estática (caso único de carga) às envoltórias de esforços internos para trem-tipo.
- Feita uma revisão completa da interface gráfica da versão do programa para Linux: fontes e tamanhos dos elementos de interface gráfica foram redefinidos.
- Melhorados os diálogos de interface gráfica para entrada de dados numéricos via teclado. Os novos diálogos usam as unidades e formatação numérica definidos correntemente (isso não ocorria em versões anteriores).
- Renomeada tabela de seções transversais "NBR Welded I-shapes" para "Welded I-shapes (BR)".
- Renomeada tabela de seções transversais "Usilight I-shapes" para "Electro-Welded I-shapes (BR)".
- Criadas duas novas tabelas para seções tranversais: "Gerdau AçoMinas I-shapes (BR)" e "ASCI Parallel Flange I-shapes".
- Criada opção para exportar um arquivo texto formatado com resultados de análise ao longo de um cadeia de barras (membros). Os resultados podem ser exportados em passos ou na resolução de desenho na tela.
- Modificada política para seleção e deseleção de entidades (barras, nós, ou linhas de cota): se a tecla SHIFT estiver pressionada durante a seleção, o status de seleção (selecionado ou deselecionado) fica invertido. Antes, uma entidade selecionada permanecia com este status se a tecla SHIFT estivesse pressionada.
- Modificado tratamento de seleção de linhas de cota de tal forma que novas linhas de cota ficam deselecionadas após a sua criação. Antes as linhas de cota criadas tinham o status de selecionadas.
- Modificado o desenho de linhas de cota de tal maneira que as pontas das setas não são desenhadas se o tamanho da linha de cota é pequeno na tela.
- Modificado lançamento de diálogos de interface gráfica para entrada de dados via teclado durante a entrada de dados via mouse. Para entrada de dados via teclado, pressione o botão do meio do mouse junto com a tecla CRTL pressionada (antes isso era feito com o botão do meio do mouse sem pressionar a tecla CRTL).
- Modificado controle do tamanho do quadrado de tolerância do cursor do mouse de tal maneira que o tamanho do quadrado agora é modificado usando o botão da direita do mouse junto com a tecla CRTL pressionada (nas versões anteriores isso era feito usando o botão do meio do mouse).
- Implementado controle de "zoom in" e "zoom out" da janela de visualização usando a roda do botão do meio do mouse.
- Implementada a translação da janela de visualização arrastando o mouse com o botão do meio pressionado.
- Implementada a translação automática da janela de visualização durante a seleção do segundo nó de uma barra (membro).
- Modificada a exportação de arquivos de imagem nos formatos PS e EPS de tal maneira que o papel é colocado na orientação de paisagem, utilizando fontes vetoriais ao invés de fontes matriciais, e com uma resolução de 600 DPI.
- Adicionadas opções para exportar arquivos de imagem nos formatos PDF, DGN e CD-Metafile.
- Especificada uma resolução de 24 pixels por milímetro para exportação de arquivos de imagem nos formatos DXF, PDF e DGN.
- Diminuido tamanho dos fontes na exportação de arquivos de imagem.
- Eliminado o desenho de marcas de nós e pontos de "grid" na exportação de arquivos de imagem.
- Aumentada a espessura de linhas na exportação de arquivos de imagem.
- Aumentado o número máximo de barras permitido de 96 para 480.
- Feitas modificações para tratar o caso especial de linhas de influência de esforço cortante em seções na extremidade livre de balanço. Essa linha de influência é apenas um valor pontual unitário na seção. Na versão anterior, o programa definia um linha de influência completamente nula para esse caso.
- Modificado sinal de valores de diagramas de esforços internos para ficar compatível com a convenção de sinais adotada.
- Modificado cálculo do máximo local de momento fletor para ficar consistente com a convenção de sinais adotada.
- Modificado desenho do fundo opaco de textos na exportação de arquivos de imagem de tal forma que o fundo é sempre desenhado com a cor branca. Em versões anteriores, a cor utilizada era a cor de fundo corrente na tela (branca, cinza ou preta).
Correções
- Corrigido erro na conversão de unidades para molas rotacionais quando se utilizava unidades diferentes de kNm/rad.
- Corrigido problema na exportação de arquivos de imagem que continham espaços em branco no seu nome, incluindo o caminho completo de diretórios. Se tivesse espaços em branco o arquivo não era salvo.
- Corrigido problema de subdivisão de uma barra (membro) que estava selecionada: as duas barras resultantes da subdivisão permaneciam selecionadas após a subdivisão. Agora apenas o novo nó resultante da subdivisão permanece selecionado.
Melhorias
- Melhorada a definição de seções transversais de barras, sendo criados diversos tipos de seções transversais especificadas por parâmetros e duas tabelas de perfis I.
- Criada uma opção para mudança do padrão para traçado do diagrama de momentos fletores. O diagrama pode ser desenhado com valores positivos tanto do lado da fibra tracionada quanto do lado da fibra comprimida.
- Criada uma opção para mudança do padrão para traçado de linhas de influência. Valores positivos podem ser desenhados do lado das fibras inferiores ou o traçado da linha de influência de um determinado esforço interno segue o padrão para traçado de diagrama do esforço interno correspondente.
- Criadas opções para importação de parâmetros globais (sistema de unidades, parâmetros de visualização, etc.) e de atributos (tabelas de propriedades de materiais e de seções transversais, tabelas de cargas, etc.) de um outro arquivo criado pelo Ftool. As propriedades podem ser importadas globalmente ou tabelas de atributos e cargas também podem ser importadas em separado.
- Criada opção para mostrar valores de resultados dos diagramas desenhados transversalmente às barras de forma a não acavalar os valores.
- Criada opção para mostrar valores de resultados em passos definidos ao longo das barras no desenho dos diagramas.
- Disponibilizado na interface gráfica do programa o fator de escala utilizado para desenhar os diagramas de esforços internos. A escala é definida em termos de unidade de esforço por unidade de comprimento. A escala dos diagrama também pode ser ajustada pelo usuário editando o valor mostrado na régua de controle.
Correções
- Corrigido problema de ajuste da imagem do modelo na tela quando diagramas são mostrados. Agora o ajuste considera o tamanho total da imagem, incluindo o desenho do diagrama.
- Corrigido problema para realizar a análise da estrutura para arquivo de modelo com nome muito longo.
Melhorias
- Criado o traçado de linhas de influência.
- Criado passo para consulta de resultados ao longo de barras e para definição de seção transversal para traçado de linhas de influência.
- Adicionado desenho do valor de um resultado na consulta a valores locais de diagramas.
- Adicionada exibição na área lateral de valores de resultados (passo a passo) ao longo de uma barra consultada (pressionando botão da direita do mouse na barra).
- Criado diálogo com a definição da convenção de sinais de esforços internos adotada no programa.
- Adicionado sinal nos valores dos diagramas de esforço normal e esforço cortante. Adicionada opção para mostrar sinal dos valores de momentos fletores no diagrama. A opção inicial é para não mostrar sinal de momentos fletores.
- Adicionado um traço no centro da seta que representa reações de apoio.
Correções
- Corrigido um erro na conversão de unidades de comprimento de polegada para metro (usado internamente no programa).
Melhorias
- Criados atributos para restrições de deformações de barras. Pode-se impedir as deformações axiais de barras ou considerar barras como sendo infinitamente rígidas.
- Criadas cargas momentos concentrados aplicadas em extremidades de barras. Isto permite a consideração de pares de momentos adjacentes a rótulas, frequentemente empregados como hiperestáticos (incógnitas) dentro da metodologia do Método das Forças para análise de estruturas hiperestáticas.
- Implementado o cálculo de rotações em extremidades articuladas de barras. As rotações calculadas correspondem à rotação da tangente à elástica na extremidade articulada com respeito à configuração indeformada da barra.
- Os apoios que têm deslocamentos prescritos (recalques) são desenhados como apoios simples (para deslocamento horizontal ou vertical prescrito) e chapa (rotação prescrita) mostrados em separado. Esta representação é usual dentro da metodologia do Método dos Deslocamentos.
- Foram feitas diversas modificações para melhorar a imagem da estrutura na tela. A principal delas é que, na versão para Windows, o modelo é desenhado em double buffering, isto é, a imagem é atualizada de uma única vez na tela, acarretando em um melhor resultado perceptual. Também foi melhorado o desenho dos diagrama de esforços internos, respeitando a presença de articulações: o diagrama é desenhado em cada barra sempre entre articulações (se existirem).
Melhorias
- Liberada versão para Linux.
- Criada solicitação de variação de temperatura em barras. O usuário especifica a variação de temperatura no bordo superior (na fibra do lado positivo do eixo local y) e no bordo inferior (na fibra do lado negativo do eixo local y) da seção transversal. Para tanto, foi adicionado aos parâmetros de materiais o coeficiente de dilatação térmica e foram adicionados às propriedades de seção transversal a altura da seção e a posição do centro de gravidade da seção.
- Criadas linhas de cotas (dimension lines) para anotar distâncias na imagem da estrutura.
- Criada opção para abrir arquivo de estrutura via drag-and-drop, isto é, arrastando o ícone do arquivo e soltando o botão do mouse em cima da tela do programa. Esta opção só funciona na versão Windows.
- Modificado o programa para permitir a criação de atributos (parâmetros de materiais e propriedades de seção transversal) e cargas sem ser necessário criar uma estrutura antes. Assim o usuário pode manter um arquivo com os atributos e cargas mais utilizados, assim como as unidades e formatações numéricas preferidas, e usar este arquivo como ponto de partida para uma nova estrutura.
Correções
- Corrigido erro no sinal de momentos fletores no menu de informações e no texto acima do canvas para barras com orientação direita-esquerda ou de cima-pra-baixo. O sinal não estava consistente com a convenção de que o momento positive gera tração no bordo inferior (ou direito para membros verticais).
Melhorias
- O formato numérico padrão para deslocamentos é agora exponencial com 3 casas decimais.
- Modificada a seleção de objetos com cerca (retângulo) envolvente de tal maneira que, quando nenhum objeto está selecionado, a seleção fica automaticamente direcionada para barras.
Correções
- Corrigido erro na versão 2.06, que não estava apresentando os valores corretos para esforços internos para unidades que não kN e kNm. Os valores estavam sendo apresentados nas unidades internas do programa.
- Corrigida a formatação numérica para coordenadas nodais, tamanhos da janela de visualização e do grid quando o formato foi alterado pelo usuário.
- Corrigida a formatação numérica dos diagramas quando o formato para forças ou momentos foi alterado pelo usuário.
Melhorias
- Criado o item Units & Number Formatting no menu Options que dispara um diálogo que configura unidades e formatação de números. O usuário pode especificar unidades para cada um dos parâmetros no Ftool, bem como sua formatação numérica. Existem opções para especificar unidades padrão em SI (Sistema Internacional), em US (Sistema Americano), ou todas as unidades em kilo-Newtons e metros. As unidades padrão podem ser sempre trocadas pelo usuário.
- O menu Member Properties foi substituído pelos menus Material Parameters (parâmetros de materiais) e Section Properties (propriedades geométricas de seções transversais). Foram criadas opções para especificar propriedades padrão para Concreto e Aço.
- Criados apoios elásticos de molas translacionais e rotacionais.
- Textos passaram a ser desenhados na tela usando fontes em pixels (raster). As imagens exportadas ainda utilizam fontes vetoriais, com exceção dos formatos postscripts.
- Criadas opções para visualizar valores de cargas e reações de apoio junto com o desenho das cargas e reações.
- Criada uma opção para visualizar as cargas juntamente com os diagramas de esforços e configuração deformada da estrutura.
- A área lateral de informações passa a utilizar um texto multi-linha ao invés de simples rótulos (Labels) passivos como nas versões anteriores. Isso permite que o usuário possa copiar (copy - Ctrl+C) o texto de informações e colar (paste - Ctrl+V) em um editor de texto. O botão direito do mouse também pode ser usado para copiar (copy) para o Clipboard (Área de transferência).
Mantenha-se Atualizado
Baixe sempre a versão mais recente do FTool para aproveitar todas as melhorias e correções
Download Agora